segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

AULA DE WEBQUEST - Desenvolvimento: Izabel Martinez e Luiz Paulo Santos - UFRGS 2011/2

-Aula WEBQUEST para o Ensino Médio - Aula WEBQUEST para o Ensino Médio -

O QUE É CIDADANIA?
Cidadania não é um conceito fixo, estável e que tenha mantido o mesmo significado em todos os tempos e espaços, não é um conceitouniversal, embora pretenda ser. Cidadania faz parte de um processo histórico de lutas, ainda vigentes em nossa contemporaneidade, que visa dotar indivíduos, vinculados à determinada coletividade, do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à propriedade, enfim a direitos civis, políticos e sociais.
Na antiguidade Clássica se discutia quem poderia ou não ser considerado um cidadão, porém foi a partir da Guerra de Independência dos EUA, que culminaram na Declaração dos Direitos Humanos e da Revolução Francesa que Liberdade, Igualdade e Fraternidade, passam a ser o lema da modernidade ocidental, que rompe com o antigo regime, instaurando uma nova visão de mundo onde os homens comuns, o povo, a massa lutam pelo direito de fazer parte da história não mais como súditos de uma autoridade superior e sim cidadãos. Desde então constantes lutas vêm sendo travadas em busca da ampliação e inclusão neste conceito das mulheres, crianças e minorias nacionais, étnicas, sexuais e etárias.
A cidadania expressa um conjunto de direitos que a pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo social.(DALLARI, 1998).

AS CONTRADIÇÕES NA CIDADANIA
A busca pela cidadania em um contexto de desigualdades sociais gritantes parece algo utópico, basta olhar em nosso redor para perceber o quanto estamos longe deste ideal, porém não se pode afirmar que não conquistamos direitos civis. Um dos objetivos principais do ensino da sociologia, além da compreensão da vida do ser humano em sociedade, é o estímulo à participação de toda a comunidade escolar, não aqueles que estão entre os muros da instituição, mas também a comunidade em torno da escola, nos assuntos que dizem respeito a seus interesses, a seu desenvolvimento pessoal e coletivo em busca de uma cidadania plena.
A maior contradição de nossa contemporaneidade é a tragédia da dualização entre ricos e pobres, promovendo uma pauperização generalizada que rebaixa á condição de miseráveis milhões de seres humanos. Partidos políticos, associações de todo o tipo, sindicatos e outras instituições que lutaram pela derrubada dos governos ditatoriais, principalmente na segunda metade do século XX, vêem-se esvaziados de seu poder em promover a mobilização dos cidadãos porque um desencanto crescente com a própria democracia. uma espécie de vácuo no poder, uma crise de valores que indaga constantemente qual o verdadeiro papel do Estado.


O grande desafio em nosso país, assim como em toda América Latina, é combater a pobreza e a desigualdade social sem romper com a democracia, evitando o retrocesso ao querer substituí-la por outros regimes governamentais que provaram sua ineficácia, porém passados mais de duas décadas percebe-se que a promessa de avanços integrais para a sociedade não ocorreu, as reformas políticas e econômicas realizadas demonstraram-se insuficientes e contemplaram apenas uma parcela da sociedade. Precisamos conquistar o amadurecimento democrático para que sejamos capazes de passar de uma democracia de eleitores a uma democracia de cidadãos com direitos civis e sociais mais abrangentes.

BIBLIOGRAFIA:
PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento- 2004 A Democracia na América Latina – Rumo a uma democracia de cidadãs e cidadãos.
DALLARI, D. A., Direitos Humanos e Cidadania, São Paulo: Moderna 1998.

Proposta de trabalho:
VOCÊS SERÃO OS ATORES. Formar grupos de até seis integrantes num exercício hipotético para pensar a comunidade.
Reconhecendo as atribuições específicas, identificar e representar um grupo participante do segmento social (Ex: bombeiros, professores, agentes de transito, empresários, comerciantes, atletas, etc...) e seu envolvimento no contexto do município. Defina sua necessidade de existir, seu valor para o coletivo. Não esqueça, o foco central deve ser CIDADANIA.
Mostrar compreensão sobre o tema em questão e USAR A CRIATIVIDADE.


RECOMENDAÇÕES PRÁTICAS:
a) Utilize-se da INTERNET para pesquisa a material de apoio ( não esqueça de citar as fontes consultadas, páginas, sites...)
b) Essa primeira aula deve ser usada para a formação dos grupos,discussão e planejamento do trabalho que deverá ser desenvolvido como tema de casa e apresentado na próxima semana.
c) A forma de apresentação deverá ser um pequeno filme para o “Media Player” (Windows Movie Maker) , duração mínima de quatro min. e máxima não deve exceder dez min.
BOM TRABALHO.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

VIOLÊNCIA em relação à EXCLUSÃO SOCIAL

apartir desta postagem estaremos aperfeiçoando nosso trabalho de interação com os locais por onde passarmos...
...postando vídeos, documentando em fotos, realizando entrevistas, toda forma de contato com o outro será explorada de maneira a somar conhecimento em conjunto.
ESSA FERRAMENTA QUE DISPOMOS que é o dom de poder falar e expressar sentimentos nos distingue dos demais seres vivos, assim sendo VIVEMOS EM SOCIEDADE, como seres sociais, vamos fazer nossa parte.
Assista:        http://www.youtube.com/watch?v=FfPUibr8jJs       é um ponto de partida.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

RESTOS DE CIDADANIA

A maioria dos cidadãos brasileiros não exercem o espaço que é seu por direito. Os casos mais evidentes dizem respeito  aos moradores de rua que vivem à margem da sociedade, num mundo paralelo, embora pareça tão próximo.

imagem

imagem
em construção